土曜日

Lendas Coreanas - Gumiho (구미호)

☁ O que é um Gumiho?
_________________________________________________________________________________
O  Gumiho  (구미호 / 구 "gu" - nove) que se pronuncia em coreano: "kumiho", em seu termo literal, significa "raposa nove caudas". É uma criatura que aparece nos contos orais e nas lendas da Coréia e de acordo com esses contos, trata-se de uma raposa que vive mil anos e se transforma em um kumiho, como lendas semelhantres entre os japoneses e chineses. 
    Pode livremente transformar-se, entre outras coisas, em uma bela moça, muitas vezes para seduzir os homens e comer o seu fígado ou coração (dependendo da legenda). Há numerosos contos em que o kumiho aparece, muitos dos quais podem ser encontrados no compêndio enciclopédico de Literatura Oral coreano (한국 구비 문학 대계).
_________________________________________________________________________________
Origem e Lendas :
_________________________________________________________________________________
 Originárias de antigos mitos chineses que datam de séculos atrás, as lendas coreanas sobre o kumiho são muito semelhante com o "huli" chinesa "Jing" e o "kitsune" japonês. Todos os espíritos tratam de uma raposa com uma grande longevidade ou a acumulação de energia e tendo como resultado o ganho de poderes, o kumiho então seriam raposas que viveram por mil anos e ganharam o poder de mudar de forma, geralmente aparecendo sob o disfarce de uma bela mulher. 
    No entanto, enquanto "huli", "Jing" e "kitsune" são descritos frequentemente com induli ambígua, boas ou más, o kumiho é quase sempre tratado como uma figura maligna que festeja com carne humana. Não está claro em que ponto do tempo, os coreanos começaram a ver kumiho como uma criatura puramente mal, uma vez quemuitos textos antigos mencionam kumiho benevolente ajudando os seres humanos e até mesmo, fazerm menções de humanos perversos que enganam ingênuos kumihos.
  Na literatura mais tarde, kumiho foram muitas vezes descrito como um sanguinário meia-raposa, meio-humanos, criaturas que vagavam pelos cemitérios à noite, cravando corações humanos de suas sepulturas. A maioria das lendas afirmam que enquanto um kumiho foi capaz de alterar sua aparência, ainda há algo de raposa nele, seja uma cara de raposa, um conjunto de orelhas, uma das nove caudas ou uma até mesmo uma camuflagem mágica, forçando as mudanças de aparência, mas sua natureza não é alterada 

_________________________________________________________________________________


_________________________________________________________________________________
   Alguns contos dizem que se um kumiho se abstém de matar e comer os seres humanos por mil dias, pode se tornar humano. Outros, como o k-drama "My Girlfriend is Gumiho", diz que um kumiho pode tornar-se humano, se o homem que vê a sua verdadeira natureza mantém isso em segredo por 10 anos. Ou no drama "The Thousandth Man", diz-se que se um kumiho come a quantidade total de 1000 homens fígados em um período de 1000 anos, pode tornar-se humano, caso contrário, ele será dissolvido em bolhas.
   Muito parecido com lobisomens ou vampiros no folclore ocidental, há sempre variações sobre o mito, dependendo das liberdades que cada história tem com a lenda. Uma versão da mitologia, no entanto, afirma que com bastante vontade, um kumiho poderia alterar seu estado yokwe (monstro) e tornar-se permanentemente humano e perder seu caráter maligno. Explicações de como isso poderia ser conseguido variam, mas às vezes incluem aspectos como abster-se de matar ou de degustar carne por mil dias, ou a obtenção de um Cintamani (equivalente a pedra filosofal na cultura budista e hinduista) e certificando-se de que o Yeoiju (Dragão Coreano) viu a lua cheia, pelo menos mensalmente, durante o calvário. Ao contrário dos dragões, Kumihos não foram pensados para serem capazes de onipotência ou criação à vontade desde que eram criaturas inferiores .
_________________________________________________________________________________
fontes  1 

0 件のコメント:

コメントを投稿

• Qualquer comentário considerado ofensivo/agressivo será excluído.
• O アニメ YUKI NO TENSHI é um site apenas de divulgação , portanto não é responsável pela tradução, edição e/ou revisão de praticamente nenhuma série. Por isso sempre notará na postagem de cada anime ou algo do gênero o nome do fansub/scantrad junto com o link do site da mesma ;
• Para assuntos do tipo parceria/afiliação lembre-se que há uma pagina do site exclusivamente para tratar-se desse assunto no ''Menu P.'' , logo , não comente comentários sobre esses assuntos em outros posts , apenas como última opcão .

ありがとう o/